Mostrar mensagens com a etiqueta ovos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ovos. Mostrar todas as mensagens

domingo, 5 de abril de 2015

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 28 - Ninho da Páscoa

Espero que a vossa Páscoa tenha sido boa. A nossa foi muito doce e principalmente passada com muita alegria em família e com amigos. Entre dois almoços e um jantar, aproveitei um soninho longo da Francisca e consegui fazer este bolo tradicional nesta época festiva: O Ninho da Páscoa.
Podem aproveitar esta receita para outra altura qualquer porque o tema Páscoa está apenas relacionado com a decoração do bolo. Se vos apetecer fazer um bolo de chocolate fofo com a gulodice de uma mousse de chocolate esta é a receita certa ;)

Foto: Rita

A receita foi tirada daqui e podem inclusive ver o vídeo da preparação da mesma.

Para o bolo:
6 ovos
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de chocolate em pó
200g de açúcar
Para o recheio e cobertura:
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
75g de manteiga
150g de chocolate em tablete (coloquei chocolate de culinária 70% cacau)
Chocolate em tablete para raspar (aqui utilizei chocolate de leite)
Ovinhos de chocolate e amêndoas doces coloridas para decorar
Fios de ovos

"1. Comece por fazer a mousse para cobrir e rechear o bolo.
Leve ao lume em banho maria, a manteiga e o chocolate.
Deixe derreter e mexa até ficar um creme.

2. Parta os ovos e separe as gemas das claras para duas tigelas.
Junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada branca.
Junte o chocolate derretido e bata até ficar tudo bem misturado.

3. Bata as claras em castelo e envolva com o chocolate.
Depois de tudo misturado, leve ao frigorífico para ficar bem fresco.

4. De seguida faça o bolo.
Parta os ovos para uma tigela.
Junte o açúcar e bata até ficar bem volume e fofo.
Junte a farinha, o fermento e o chocolate em pó.
Envolva muito bem.
Deite numa forma com buraco no meio, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

5. Leve ao forno pré-aquecido nos 160º aproximadamente 40 minutos (eu recomendo menos um bocadinho para ficar ligeiramente húmido).
Depois de cozido, retire, desenforme e deixe arrefecer.

6. Depois do bolo frio, corte-o ao meio e recheie com uma parte da mousse.
Coloque a outra metade do bolo por cima.
Cubra o bolo com a mousse e a que sobrar, coloque no buraco do bolo.

7. Decore à volta do buraco com os fios de ovos de modo a que fique um ninho.
Raspe o chocolate e polvilhe todo o bolo com ele.
Decore com ovinhos de chocolate e amêndoas."

Bom proveito ;)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 24 - Delícia de Nutella e Mascarpone com Doce de Ovos, Morangos e Amêndoa Torrada (A for Rita´s Adventures in the Kitchen * 24)

Depois de uma amiga me ter dado a experimentar esta receita, decidi reproduzi-la em casa tal foi o deleite! :) 

Ingredientes:

Nutella
Queijo Mascarpone
6 Gemas 
Açúcar
Morangos
Amêndoa Laminada

Desculpem, como não tinha receita propriamente dita, as quantidades foram todas "a olho"! ;) Mas acreditem que é super simples. Ora vejam...
A primeira coisa a fazer é o doce de ovos, para ter tempo de arrefecer. Eu retirei esta receita da internet:

Num tacho coloca-se 6 colheres de açúcar, cobre-se com água e vai ao fogão até fazer um ponto leve. Retira-se do calor. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas bem batidas. Vai novamente ao fogão até engrossar um pouco.

Enquanto o doce de ovos arrefece, misturem muito bem a Nutella com o mascarpone até o sabor ficar a vosso gosto. Depois é só fazerem as camadas como vêem na imagem numa taça ou copo, coloquem por cima morangos cortados e amêndoa laminada (previamente torrada no forno).

Para além de ficar uma sobremesa com uma apresentação muito elegante é deliciosa.

Bom apetite e bom fim de semana ;)



quarta-feira, 24 de abril de 2013

A das Aventuras da Rita na cozinha * 1 - Ovos no Purgatório (A for Rita's Adventures in the kitchen - Eggs in purgatory)

As aventuras da Rita podem e vão ser várias... Nesta primeira mensagem entramos no mundo da culinária, que é outra das minhas paixões (fazer e comer ;)). Neste caso, seria mais a aventura do André (o meu mais que tudo :)). Sim, tenho a sorte de ter um marido que adora cozinhar e bem. Normalmente as receitas que fazemos é quase sempre em conjunto nem que seja para aconselhar e dar apoio moral. Neste caso fui meramente consultora, eu e a Nigella :)

O nome da receita pode meter medo, mas não se assustem... Se quiserem um petisco rápido e reconfortante com sabores bem italianos, metam os ovos no purgatório ;)

Esta receita surgiu porque de repente, devido a uma mudança de planos, estávamos nós no Domingo às 20h sem nada para jantar em casa... Até que a Nigella conseguiu transportar o calor e os aromas desta receita da televisão para a nossa sala :) E assim foi... Tínhamos tomate, ovos, alho, azeite e parmesão, tudo para fazer este "pecado do inferno" :) Estou a ser injusta, até é um prato saudável e equilibrado, mesmo juntado um pãozinho para a gema não ficar triste ;)

Ingredientes (2 pessoas):

1 lata pequena de tomate em cubos
azeite qb
alho fresco ralado (a gosto)
queijo parmesão (ralado na hora)
2 ovos

O segredo é escalfar os ovos no refogado de tomate, alho e azeite e ralar o queijo por cima. Não tem nada que saber e é delicioso para encarar o fim do fim-de-semana mais alegremente.

Obrigada Nigela e buon appetito!