Mostrar mensagens com a etiqueta queijo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta queijo. Mostrar todas as mensagens

sábado, 26 de setembro de 2015

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 32 - Batata Gulosa

Depois de um post "super saudável" segue-se um super guloso! 

Esta foi uma aventura da qual eu apenas usufruí :) Quem fez esta receita foi o André que ficou a babar quando a viu num dos programas do 24 Kitchen. Já ouviram falar de Comfort Food? Este prato é um belíssimo exemplar de como a comida nos transmite sentimentos... Conforto, bem-estar, deleite... Querem testar? Experimentem-na numa noite mais fria e depois digam-me alguma coisa... :)

Como o André não se lembrava do nome chamamos-lhe a Batata Gulosa. E quanto aos ingredientes foram um pouco a olho porque não havia a receita escrita. Mesmo assim, não tem como sair mal é super simples! E não vale contar as calorias, há momentos para tudo ;)

Fotos: Rita

Ingredientes

Cebola picada
Batata raspada
Bacon aos cubos
Alho picado
Queijo Brie aos cubos
Azeite
Vinho Branco
Manteiga (para forrar as forminhas)

Alourar a cebola, o bacon e o alho em azeite. Juntar o vinho e deixar reduzir.
Envolver a batata e o queijo.
Untar formas pequenas com manteiga.
Colocar o preparado dentro das formas e levar ao forno até ficar dourado (aproximadamente 30 minutos)

Nós acompanhamos com feijão verde cozido e escolhemos um vinho que estava mesmo à espera de uma refeição como esta para ser degustado, Mas Laval Grand Cuvée 2009.

Bom apetite :)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 30 - Bolo Marmoreado de Chocolate e Queijo Creme (Sem Farinha)

Esta semana (como viram no Instagram) a minha pimpolha fez 6 meses. Meio ano... É incrível como o tempo voa! A minha pequenina está enorme! Para assinalar este momento decidi fazer este bolo, respondendo a um desafio do André. Foi ele que encontrou esta receita no Sapo LifeStyle e ficou com desejos. :) Acertou em cheio, o bolo ficou divinal exatamente como o descrevem: intenso em chocolate, denso, húmido... Comparam-no a um brownie, eu diria que é melhor. O curioso é não ter farinha.! Experimentem vão adorar e brilhar... Em dias especiais sabe bem comer uma gulodice ;)


Ingredientes

Massa Clara

Queijo Creme 200 g
Açúcar 1/2 chávena
Ovo grande 1 unidade
Essência de Baunilha 1 colher de chá

Massa escura

Chocolate negro 70% de cacau 220 g
Manteiga 140 g
Ovos grandes 3 unidade
Açúcar 1/3 chávena
Essência de Baunilha 1 colher de sopa
Sal 1 pitada

Pré-aqueça o forno a 180ºC, forre com papel vegetal e unte uma forma de bolo inglês.

Comece por preparar a massa clara, batendo o queijo creme até que fique cremoso. Adicione o açúcar, o ovo e a essência de baunilha. Bata bem e reserve.
Entretanto prepare a massa escura, derretendo o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco.
Num outro recipiente bata durante cerca de 4 minutos os ovos com o açúcar, a essência de baunilha e o sal até obter um creme esbranquiçado e bem fofo. Adicione o chocolate derretido e envolva na massa.
Deite metade da massa escura na forma e, de seguida, deite colheres de massa clara e escura alternadamente. Com a ajuda de uma faca, faça pequenos círculos nas massas, de forma a criar um efeito marmoreado.
Leve a cozer durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente, desenforme e guarde no frigorífico até à hora de servir.
Alterações que fiz à receita: utilizei uma mistura de açúcar branco e mascavado, polvilhei a forma com açúcar para dar um toque crocante depois de cozido, em vez da essência de baunilha utilizei uma vagem de baunilha e retirei do forno 5 minutos antes. Para decorar utilizei coco ralado e mirtilos. 
Toda a gente adorou!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 25 - A Melhor Salada Caesar (A for Rita´s Adventures in the Kitchen * 25 - The Best Caesar Salad)


A hora de jantar já vai longe... Mas pode ser sempre uma ideia para amanhã. ;)
O meu maridão hoje fez-me as delícias com esta Salada Caesar. Podem não acreditar, mas para uma grávida que não é imune à toxoplasmose existem algumas restrições que podem levar a simples desejos, como uma salada! Claro que em casa, isso é mais fácil de contornar, desinfetando os vegetais crus com Amukina, mas em restaurantes decidi nunca arriscar. Assim, hoje o meu André fez uma verdadeira salada à chefe, simplesmente deliciosa. Aqui fica a receita:

Ingredientes:

Alface (nós utilizamos um saco de mistura de alfaces pré-lavada, a qual desinfetei com Amukina)
2 Bifinhos de frango grelhados
1 Pão (tostado aos cubinhos na frigideira com azeite, alho em pó, pimenta e mistura de Ervas de Provence)
1 Cenoura raspada
Queijo Parmesão ralado na hora
Redução de vinagre balsâmico
Molho vinagrete (azeite, um alho esmagado, vinagre, sal e pimenta)

Mais simples é impossível! É só misturar a alface, a cenoura, os croutons e o frango partido às tirinhas, com o molho vinagrete. Polvilhar tudo com o queijo Parmesão e finalizar com a redução de vinagre balsâmico.

Bom proveito ;)

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 24 - Delícia de Nutella e Mascarpone com Doce de Ovos, Morangos e Amêndoa Torrada (A for Rita´s Adventures in the Kitchen * 24)

Depois de uma amiga me ter dado a experimentar esta receita, decidi reproduzi-la em casa tal foi o deleite! :) 

Ingredientes:

Nutella
Queijo Mascarpone
6 Gemas 
Açúcar
Morangos
Amêndoa Laminada

Desculpem, como não tinha receita propriamente dita, as quantidades foram todas "a olho"! ;) Mas acreditem que é super simples. Ora vejam...
A primeira coisa a fazer é o doce de ovos, para ter tempo de arrefecer. Eu retirei esta receita da internet:

Num tacho coloca-se 6 colheres de açúcar, cobre-se com água e vai ao fogão até fazer um ponto leve. Retira-se do calor. Deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas bem batidas. Vai novamente ao fogão até engrossar um pouco.

Enquanto o doce de ovos arrefece, misturem muito bem a Nutella com o mascarpone até o sabor ficar a vosso gosto. Depois é só fazerem as camadas como vêem na imagem numa taça ou copo, coloquem por cima morangos cortados e amêndoa laminada (previamente torrada no forno).

Para além de ficar uma sobremesa com uma apresentação muito elegante é deliciosa.

Bom apetite e bom fim de semana ;)



quarta-feira, 12 de março de 2014

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 22 - Montaditos do André (A for Rita´s Adventures in the Kitchen * 22)

Já tinha saudades de falar de paparoca. :) Hoje trago-vos outra iguaria que colocamos no "livro das nossas receitas" e que oferecemos aos convidados no nosso casamento. Lembram-se do post em que falei das nossas lembranças de casamento? O tempo passa tão rápido... Mas podem revê-lo aqui.
Depois de vos ter mostrado o "Meu paté de atum", ficam com os "Montaditos do André". Também são super fáceis e rápidos de fazer. Este é aquele tipo de receita que vai bem com um lanche ajantarado, jogo da bola ou pura e simplesmente para uma noite de patuscada entre amigos. Gostamos deles picantes (quem já os provou sabe :)).

Foto: André M.

Ingredientes:

Pão de mistura em fatias (tipo baguete com espessura de um dedo);
Alho
Cebola picada
Tomate em cubos
Azeitonas cortadas (as que gostarem)
Queijo (flamengo ou mozarela ou manchego…)
Fiambre de peru
Queijo parmesão para ralar
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal
Picante (Gindungo, Tabasco,…)
(Queriam quantidades? Pois, não há… é mesmo a olho. O objetivo é fazerem ao vosso gosto – à moda do freguês)

1. Forno a 190º
2. Dispor as fatias de pão em tabuleiro e colocar no forno até estarem douradas – pouco tempo;
3. Retirar o tabuleiro. Com um dente de alho cortado ao meio, raspar nas fatias – hummm, que cheirinho…
4. Entretanto, numa tigela misturar a cebola picada,  o tomate em cubos, azeitonas, o queijo e fiambre. Juntar o azeite, vinagre, picante e sal a gosto. E porque não pimenta e outras coisas que tiverem?
5. Colocar a mistura em cima das fatias;
6. Ralar parmesão por cima desse belo cenário…
7. Forno com isso durante… algum tempo até ficar com bom aspeto
8. Levar para a mesa;
9. Cuidado, pode ainda estar quente…

E para acompanhar? Ora nada mais, nada menos que uma coisa boa. Um tinto fresco e jovem. Um rosé verde ou um branquinho à maneira – é o chamado petisco vai com todas ;)

Bom proveito...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 9 - Raclette (A for Rita´s Adventures in the Kitchen * 9)

Para começar a semana de uma forma bem saborosa deixo-vos uma proposta de um prato típico da Suíça.
Se vos apetecer algo diferente, saboroso, rápido, simples e forem apreciadores de queijo aqui está a solução ideal, Raclette.
Raclette para além de ser a designação de um queijo, também dá nome a este prato. O conceito não é nada mais, nada menos, do que derreter queijo e misturá-lo com tudo o que se lembrarem! ;)
Para isso apenas precisam de um grelhador próprio para Raclette (disponível nas lojas de electrodomésticos) e dos vossos ingredientes favoritos. Recomenda-se acompanhar com batatas cozidas, pão e tostinhas, picles (principalmente pepinos e cebolinhas), cogumelos, carnes fumadas ou alguns enchidos e temperar no fim com paprika ou pimenta. Para além disto nós ainda tínhamos pêra, nozes e cebola frita (IKEA) para dar o toque estaladiço. Ainda podem escolher outros produtos, como tomatinhos, curgete, ananás... Várias combinações são permitidas.

A piada está em que tudo é feito à mesa e nas pequenas espátulas onde cada um ambiciona fazer a combinação perfeita. Depois é só sentir aquele queijo deliciosamente derretido envolvido nos diferentes sabores e texturas dos outros alimentos.

Tanto a dois, como para um grupo grande, este manjar é perfeito para saborear como um ritual, sem pressas. É uma refeição para relaxar, conviver e acompanhar com boas garrafas de vinho. Nós escolhemos um vinho que adoramos o Quinta do Vallado Touriga Nacional 2006, mas tradicionalmente os suíços recomendam um vinho branco Fendant (uma uva popular na Suiça e França) ou recorrer a bons rieslingsauvignon blanc e chardonnay.




quarta-feira, 24 de abril de 2013

A das Aventuras da Rita na cozinha * 1 - Ovos no Purgatório (A for Rita's Adventures in the kitchen - Eggs in purgatory)

As aventuras da Rita podem e vão ser várias... Nesta primeira mensagem entramos no mundo da culinária, que é outra das minhas paixões (fazer e comer ;)). Neste caso, seria mais a aventura do André (o meu mais que tudo :)). Sim, tenho a sorte de ter um marido que adora cozinhar e bem. Normalmente as receitas que fazemos é quase sempre em conjunto nem que seja para aconselhar e dar apoio moral. Neste caso fui meramente consultora, eu e a Nigella :)

O nome da receita pode meter medo, mas não se assustem... Se quiserem um petisco rápido e reconfortante com sabores bem italianos, metam os ovos no purgatório ;)

Esta receita surgiu porque de repente, devido a uma mudança de planos, estávamos nós no Domingo às 20h sem nada para jantar em casa... Até que a Nigella conseguiu transportar o calor e os aromas desta receita da televisão para a nossa sala :) E assim foi... Tínhamos tomate, ovos, alho, azeite e parmesão, tudo para fazer este "pecado do inferno" :) Estou a ser injusta, até é um prato saudável e equilibrado, mesmo juntado um pãozinho para a gema não ficar triste ;)

Ingredientes (2 pessoas):

1 lata pequena de tomate em cubos
azeite qb
alho fresco ralado (a gosto)
queijo parmesão (ralado na hora)
2 ovos

O segredo é escalfar os ovos no refogado de tomate, alho e azeite e ralar o queijo por cima. Não tem nada que saber e é delicioso para encarar o fim do fim-de-semana mais alegremente.

Obrigada Nigela e buon appetito!