segunda-feira, 20 de maio de 2013

A das Aventuras da Rita na cozinha * 3 - Chegaram as alcachofras! (A for Rita's Adventures in the kitchen * 3 - The Artichokes arrived!

Em Roma experimentamos várias formas e feitios de comer alcachofras! E como gostamos tanto viemos com vontade de experimentar em casa... Entretanto, desafiei a Doyle do blog Atitudes e Comportamentos para uma receita com este enigmático vegetal! A resposta dela não podia ter sido mais rápida e aparentemente deliciosa! ;)
Entretanto, como não encontrávamos as bem ditas, encomendamos numa mercearia e finalmente chegaram!
Escolhemos uma receita na net e misturamos uma dose da nossa inspiração. O André tratou de as arranjar e eu fiquei responsável pelo recheio... E voilà!

Na preparação da alcachofra apenas cortamos a ponta e o caule, retiramos a parte do interior não comestível e deixamos as folhas de fora para dar um efeito de flor. Depois foram cozidas em água, com um limão cortado e espremido, caldo de galinha (Natura), cebola picada, pimenta e azeite.

O recheio (a olho) tinha:
Cebola, alho, tomate e polpa de tomate, pão ralado, salsicha fresca, espinafres, um ovo para ligar os ingredientes, caldo da cozedura da alcachofra, pimenta e azeite.

Depois de tudo salteado e envolvido numa frigideira, recheamos as alcachofras, salpicamos com queijo Parmesão ralado na hora e foram gratinar para o forno.

Bom apetite ;)









3 comentários:

  1. Nunca comi mas tenho curiosidade

    Beijinho e boa semana
    Thakitty

    ResponderEliminar
  2. Nham, nham!
    Sendo vegetariana, quando experimentar, vou fazer igual mas sem as salsichas. Ficaram com óptimo aspecto. Deviam estar deliciosas. Adorei a ideia :)
    Então e agora? Qual o próximo ingrediente para um novo desafio?? :)

    ResponderEliminar