segunda-feira, 5 de agosto de 2013

W de Winelovers - Chardonnay no Bar Tolo (Meu)


Winelovers, amantes do vinho e muito mais... Apaixonados por tudo de bom que a vida nos dá e especialmente por todos os prazeres que se podem viver à mesa rodeada de amigos, boa comida, muita alegria e o verdadeiro néctar dos Deuses foi o mote para a criação deste grupo.

Primeiro começaram os meninos que depois convidaram as meninas e assim se foram realizando uma série de jantaradas. O tema é o vinho e tudo anda à volta dele. Escolhe-se uma região, um país, uma casta... ou simplesmente tinto ou branco e parte-se para a descoberta de todos os sentidos... Às cegas! Não há lugar a presunções, nem o objetivo é fazer provas profissionais, apenas transmitir o que realmente sentimos a beber aquele líquido mágico (ou não - mas aí também está o encanto)! E depois há um vencedor.
Os primeiros foram sempre realizados em casa, com petisquinhos caseiros (temos vários chefs muuuui-to BONS) ;) a combinar com o tipo de vinho escolhido, até que levamos o Winelovers para fora! É de louvar a recetividade dos restaurantes que aceitam entrar na nossa onda!

Hoje mostro-vos o último encontro realizado no Restaurante Bar Tolo (Meu), quase que podia estar na categoria do R de Recomendado pela Rita, mas devido à circunstância decidi criar mais um tema para quem gostar seguir aqui no R de Rita. E de certeza que vêm muitos mais Ws de Winelovers, o próximo talvez seja o primeiro só de meninas! ;)

Voltando ao Bar Tolo Meu (agora só Bar Tolo - de quem o quiser visitar ;) - devido à queda do "Meu", inerente a burocracias do negócio), este restaurante revela-se como uma petisqueira moderna onde podemos degustar os genuínos sabores portugueses. Situa-se em plena Foz e com os seus três pisos adapta-se a a várias situações, o rés-do-chão mais informal como um bar-petisqueira, o primeiro piso é a sala de refeições principal que permite almoços e jantares descontraídos entre amigos e no topo um terraço em forma de esplanada a convidar para apreciar a linda vista da Foz. A decoração está muito original e torna o ambiente muito acolhedor com os seus traços vintage e com materiais como o ferro e a madeira a predominarem. Existem sacos de sarapilheira a forrarem as cadeiras e livros do Astérix a fazer de ementas (não fosse o Óbelix um apreciador de boa comida)! :)
Os petiscos a destacar são sem dúvida os ovos rotos com espargos, setas e trufas, os folhados de alheira com molho de mostarda e mel e a açorda. Mas há muito mais para escolher e apreciar... O nosso menu desta vez incluía para além das entradinhas um naco de novilho com chips e esparregado e como sobremesa bolo de chocolate. Eu também recomendo a mousse de avelã que é deliciosa!

Deixo-vos algumas palavras do grupo com a inspiração vinda do Chardonnay (casta escolhida para este Winelovers): "O que eu gosto disto"; "No nariz é melhor do que na boca"; "Momento único de harmonia e sabores"; "Na boca é formidável"; "Momentos bons, companhia a condizer, é isto um Wnelovers"; "Há assuntos inesgotáveis... uma noite à volta de bons sabores só pode ser excelente"; "Momentos bem regados"; "Noite divinal com uma imensidão de sabores"; "Independentemente dos vinhos o importante é o convívio"; "Amanhã não me lembro de nada"! Foi o possível... :)))

Com tanta informação já me esquecia de um pormenor importante, o vinho vencedor foi o Ravenswood Chardonnay da Califórnia, fica aqui a sugestão ;)




Fotos: Rita
Um grupo fantástico, o Winelovers e o R de Rita no Bar Tolo :)


21 comentários:

  1. Nossa que lindo!!!, bjs e ótima semana Aninha ;).

    ResponderEliminar
  2. Que belo momento de convívio. Boa comida e boa companhia num local encantador, aposto que foi uma noite perfeita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Bons amigos, boa comida, bom vinho e um espaço super acolhedor :)

      Eliminar
  3. Excelente Rita!

    Senti-me de novo no jantar com a tua fantástica descrição! Está tudo dito, e bem dito...

    Felizmente que tu e o André são uns "assidues" deste evento, porque a partir de agora os winelovers vão querer-se assim, contados por quem sabe contar.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falamos e escrevemos sobre momentos que adoramos é tudo mais fácil ;) Venham os winelovers e venha a inspiração... :)

      Obrigada pelas tuas palavras.

      Eliminar
  4. :) Que bom aspecto!
    Adoro!
    :)

    Boa comida, lugares com estilo e companhia perfeita é o melhor que se pode pedir num jantar :)

    ResponderEliminar
  5. Excelente foto-reportagem. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que belos pratos que aí estão :)

    ResponderEliminar
  7. Que ideia tão original :)
    Adorei as transcrições!:p

    www.mykindofjoy.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E podiam haver muitas mais... Nestes jantares a inspiração fica ao rubro ;)

      Eliminar
  8. Excelente aspecto! Não sou uma winelover, mas num lugar desses posso passar já a ser :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E serias muito bem vinda... Depois de passares uma série de testes de conhecimentos :)))

      Eliminar
  9. O ambiente parece ter sido fantástico e a comida ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  10. FANTASTICO!!

    xoxo

    http://estilohedonico.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/estilohedonico

    ResponderEliminar