sexta-feira, 5 de junho de 2015

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 30 - Bolo Marmoreado de Chocolate e Queijo Creme (Sem Farinha)

Esta semana (como viram no Instagram) a minha pimpolha fez 6 meses. Meio ano... É incrível como o tempo voa! A minha pequenina está enorme! Para assinalar este momento decidi fazer este bolo, respondendo a um desafio do André. Foi ele que encontrou esta receita no Sapo LifeStyle e ficou com desejos. :) Acertou em cheio, o bolo ficou divinal exatamente como o descrevem: intenso em chocolate, denso, húmido... Comparam-no a um brownie, eu diria que é melhor. O curioso é não ter farinha.! Experimentem vão adorar e brilhar... Em dias especiais sabe bem comer uma gulodice ;)


Ingredientes

Massa Clara

Queijo Creme 200 g
Açúcar 1/2 chávena
Ovo grande 1 unidade
Essência de Baunilha 1 colher de chá

Massa escura

Chocolate negro 70% de cacau 220 g
Manteiga 140 g
Ovos grandes 3 unidade
Açúcar 1/3 chávena
Essência de Baunilha 1 colher de sopa
Sal 1 pitada

Pré-aqueça o forno a 180ºC, forre com papel vegetal e unte uma forma de bolo inglês.

Comece por preparar a massa clara, batendo o queijo creme até que fique cremoso. Adicione o açúcar, o ovo e a essência de baunilha. Bata bem e reserve.
Entretanto prepare a massa escura, derretendo o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco.
Num outro recipiente bata durante cerca de 4 minutos os ovos com o açúcar, a essência de baunilha e o sal até obter um creme esbranquiçado e bem fofo. Adicione o chocolate derretido e envolva na massa.
Deite metade da massa escura na forma e, de seguida, deite colheres de massa clara e escura alternadamente. Com a ajuda de uma faca, faça pequenos círculos nas massas, de forma a criar um efeito marmoreado.
Leve a cozer durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer totalmente, desenforme e guarde no frigorífico até à hora de servir.
Alterações que fiz à receita: utilizei uma mistura de açúcar branco e mascavado, polvilhei a forma com açúcar para dar um toque crocante depois de cozido, em vez da essência de baunilha utilizei uma vagem de baunilha e retirei do forno 5 minutos antes. Para decorar utilizei coco ralado e mirtilos. 
Toda a gente adorou!

7 comentários:

  1. Deve ser mesmo bom!! Parabéns a ela <3

    ResponderEliminar
  2. A tua Pimpolha esta cada vez mais Bonita! Parabéns a Ela e ao Papás babados.!
    Quanto à receita, parece-me divinal e deixou-me com água na boca!

    Beijinho*

    MR<3
    Blog Saga da Emigração
    (Agora no facebook e instagram)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Somos mesmo babados ;)
      Experimenta é divinal... Beijinho

      Eliminar
  3. Fiquei com água na boca!

    ResponderEliminar