segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

F de Francisca * 15 - Baby Kitchen Products - Os Nossos Preferidos

A esta altura do campeonato já conseguimos ter os nossos utensílios preferidos para as refeições. A Francisca iniciou a diversificação alimentar entre os 5 e os 6 meses. Primeiro começamos pela sopa, seguida da fruta e depois a papa. Agora aos 13 meses já come de tudo (ou quase).

Ando a planear um post sobre a nossa experiência no mundo dos novos alimentos... Sou uma apaixonada pela alimentação infantil e acreditem que sem nos apercebermos podemos fazer muito pelos nossos bebés durante este período.

Mas hoje o tema é outro. Acessórios para a cozinha de bebé... Baseadas no nosso tempo à mesa, que para já tem sido ótimo, aqui ficam com algumas dicas e recomendações...


Como já devem ter reparado sou fã da Baby Björn. Esta marca já me ofereceu alguns produtos para experimentar e posteriormente dar a minha opinião (podem ver em posts anteriores o berço, a espreguiçadeira e ainda tenho para vos mostrar a cama de viagem e o marsupial). O que eu sinto é, que tudo o que fazem parece estar pensado na verdadeira utilização de cada produto. Quanto a estes artigos para as refeições, para além de serem uma fofura... Reparem... Os pratos são super estáveis devido à base ser mais larga e anti-derrapante. As colheres redondas permitem dar a comida ao bebé em qualquer posição, a Francisca agora, também começa a querer agarrar para tentar comer sozinha e como o cabo é grosso, facilita. E as babetes são um reservatório ideal para a roupa do bebé não "provar" a comida. :) São mesmo os acessórios ideais para a fase em que o bebé começa a querer ter mais contacto com os alimentos e a querer mexer neles à vontade (lembrem-se que isso também é importante). Nós utilizamos todos os dias, vão para a máquina de lavar louça e continuam excelentes. Os pratos também podem ir ao microondas.

No início, usamos colheres mais pequenas porque estas são um pouco grandes para começar e babetes de tecido para ser um pouco mais confortável num bebé pequenino.


Aos 12 meses, quando a pediatra aconselhou pôr o biberão de lado, encontramos este copo térmico rosa com palhinha da Philips Avent que é ótimo para o leitinho de manhã. A Francisca até já bebe sem ajuda! Como já estava habituada à palhinha com os pacotinhos de fruta e com a água, não notou em nada a falta do biberão. Para a água, fizemos primeiro uma transição com um biberão da Suavinex (já mostrei aqui) que imita um pouco a forma de beber pelo copo. Os outros copos, conhecemos através de uns amigos. O laranja foi oferta de aniversário, juntamente com os talheres e por ser tão prático compramos outro para ter em casa dos avós. Esta marca, Skip Hop, tem artigos super fofos. E por falar em fofo, tinha que mostrar este prato da Zara Home em forma de porco, a Francisca delirou! :) Nele costumamos colocar o pão do pequeno-almoço.

Espero ajudar... ;)
Bom início de semana.

9 comentários:

  1. Os produtos são mesmo amorosos *.*

    ResponderEliminar
  2. Acho piada que fale em alimentação infantil e como isso a apaixona e depois refere que a bebé estava habituada à palhinha pelo seu uso em pacotinhos de fruta... Como se o que viesse lá dentro fosse mesmo fruta verdadeira. Como é que uma pessoa que, pelo que dá a entender, está profissionalmente ligada à nutrição, e dá coisas dessas a um bebé? Não é mais prático levar uma peça de fruta, previamente preparada por nós, do que esses pacotinhos?
    Se aquilo realmente é assim tão natural, como é que tem uma validade tão longa?

    Fica a dúvida.
    Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois bem, como profissional na área sei exatamente o que escolho para a minha filha. E como mãe só escolho o melhor para ela.
      É verdade que nem todos os alimentos para bebés e crianças são totalmente equilibrados, mas falar sem o conhecimento real parece-me incorreto.
      Passo agora à explicação... No que diz respeito à fruta, claro que dar uma peça de fruta, propriamente dita, deve ser "o normal" do dia a dia. Até para o bebé ou criança ter contacto com diferentes sabores, texturas, cores, casca... Até lhe digo mais, a secção do supermercado preferida da Francisca é a das frutas e vegetais, delira quando vê as laranjas e os bróculos (não estou a ser irónica).
      Agora, em situações em que precisamos de uma solução rápida e mais prática, eu sou a primeira pessoa a defender que deve haver bom senso. Principalmente porque SEI que neste caso, as frutas de que falo, e as que escolho para a Francisca, são 100% Fruta, escolhidas num conjunto de fornecedores selecionados, com um controlo de qualidade super rigoroso na sua produção e sem açúcar adicionado. A validade longa deve-se ao facto de serem frutas cozidas em vapor, embaladas hermeticamente e em atmosfera controlada e terem vitamina C. Consegue-me apontar algo de errado? Aliás, sabe que se preparar uma peça de fruta, se esta não for consumida de imediato perde grande parte da vitamina C?
      Sinceramente custa-me ler comentários deste género, fundamentados em falsos moralismos e com alguma maldade à mistura :(

      Uma recomendação a todas as mamãs e cuidadores de crianças, leiam a lista de ingredientes antes de comprarem os produtos para os vossos bebés, está tudo lá ;)

      Eliminar
    2. Pois, mas eu continuo a achar que aquilo não é mesmo fruta, apesar do que lá diz, até porque o próprio sabor não tem nada a ver.
      Ah, e já agora, escreve-se "brócolos".

      Alexandra

      Eliminar
    3. Tenho pena que não acredite em quem realmente percebe do assunto!!! Não sou dona da razão, ninguém o é, mas se não acredita num nutricionista quando fala de alimentação, não sei em quem vai confiar...

      Eliminar
    4. Ohh meu deus!! As pessoas são tão fundamentalistas!!! Credo!!

      Eu dou mtas frutas dessas ao meu filho (ele adora as de beber e as de comer tb), basicamente ele só comia dessas frutas pois as outras não gostava e deitava fora...

      Tb assumo que dou mta sopa de boião pq ele ADORA e não gostava da sopa que lhe faziamos em casa...se tenho a consciência pesada? Não..nada mesmo!! Fiz o que achei melhor para ele e para a nossa sanidade mental!! Não é por isso que ele não é saudável... e agora com 16 meses já come de tudo...

      Acho piada às pessoas que vêm para os blogues criticarem os outros que expõem a sua vida... É facil criticar pq principalmente ng nos critica pq não nos conhece...já agora se "o próprio sabor não tem nada a ver" como sabe? provou a fruta "proibida"? lol Enfim...

      Rita diz-me uma coisa pf...o copo da avent ao virar para baixo não verte? Comprei um na chicco que é uma porcaria, o miúdo inclina o copo e vira tudo!! :S

      Eliminar
    5. Obrigada pelo comentário ;)
      Este copo não verte. Só é um pouco difícil para abrir tem que se apanhar o "jeito"...

      Eliminar
  3. Das coisas que mais me perturba enquanto mãe são as milhentas opiniões sendo que a maioria vêm com maldade a mistura... tira me do sério...

    ResponderEliminar
  4. Que coisas tão fofinhas!!! Tenho que investigar esse biberão da suavinex...
    Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderEliminar