sexta-feira, 10 de julho de 2015

B de Bem-Estar * 3 - Breakfast is Served (W for Welness * 3)

Bom dia :)
Como vos tinha prometido a rúbrica B de Bem-Estar não é para vos falar só de exercício físico. Hoje mostro-vos algumas das nossa escolhas para o pequeno-almoço. Quando decidimos ter mais cuidado com a alimentação, começamos a variar mais na primeira refeição do dia. Ficam aqui algumas ideias...

Pão - O pão não é "o bicho papão" que muita gente pensa! Sempre foi uma das nossas escolhas e continuou a ser (atenção só à quantidade). Evitamos sim, o pão branco e o pão de forma.
Ficam aqui com algumas opções que já fui partilhando no Instagram... Com requeijão, queijo fresco, ovo mexido (sem gordura), compota (de preferência sem açúcar)... A manteiga deixamos mais para o fim de semana. Acompanhamos com café americano ou meia de leite (zero açúcar adicionado).


Sementes, Cereais e Frutos Secos - Para ir intercalando com o pão entramos na moda das sementes. Aqui tem que existir algum cuidado, lembrem-se que não somos pássaros e se for em exagero podemos fragilizar os nossos órgãos digestivos. Neste caso vamos fazendo várias misturas de sementes (chia, girassol, sésamo, linhaça, papoila...), cereais (flocos de aveia e centeio), frutos secos, bagas de goji, fruta e normalmente comemos com iogurte natural magro não açucarado. 

Deixo-vos aqui uma receita de papas de aveia da Martilicious Food: 2/3 chávena flocos de aveia, uma banana esmagada, 1/2 chávena de leite de coco, uma colher sopa de pasta de amendoim, canela e levar ao lume durante 4 minutos. Esta quantidade dá para mim e para o André e como podem ver na segunda imagem, servimos com papaia, bagas de goji e nozes pecan mas a imaginação é o limite.


Sugestões de fim de semana :)

Mimo nº 1 - Panquecas de banana, super simples e saudável. 
Uma banana, 2 ovos e bater tudo no liquidificador (eu juntei um pouquinho de flocos de aveia). Depois é só colocar na frigideira (pincelem antes com alguma gordura para não colar) e virar com cuidado). Acho que deu para 4 ou 5 panquecas. Nós acompanhamos com manteiga de amendoim (aqui ainda não tínhamos a pasta de amendoim) e geleia.

Mimo nº 2 - A bela da torrada com tudo a que temos direito ;)


Então o que acharam deste post? É fácil variar as nossas escolhas sem irmos para opções muito complicadas, basta às vezes termos algumas inspirações... ;) O mais importante é termos prazer naquilo que comemos, bom-senso e atenção nas quantidades. 

Aproveitando a deixa para uma vida saudável, lembro-vos que durante este mês ainda podem usufruir dos vouchers com dois treinos com um PT da Athletica, avaliação física e nutricional. Se quiserem experimentar enviem-me o vosso mail e contacto para o meu mail (anarita.moreira@gmail.com).

Podem ver os primeiros posts sobre este tema aqui e aqui.

8 comentários:

  1. Adorei todas as sugestões!
    Apesar de ser praticante de exercício físico confesso que não vario muito nos pequenos almoços mas vou mudar isso! Afinal há tanta opção de escolha! ;)
    Obrigada pela partilha!
    Cris

    ResponderEliminar
  2. Só coisas boas.
    Posso só fazer uma sugestão? Não compres produtos light. Para substituírem a gordura ou o açúcar, que é o que torna o alimento macio ou mais ou menos doce, como é o caso do requeijão e dos sumos de fruta, são adicionadas substâncias de substituição que acabam por ter um teor calórico e gorduras saturadas mais elevado. Eu sei que a tua área é a nutrição, mas eu também sei uma coisitas ;)
    Mas de resto, tudo perfeito :)
    Beijos
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo o que queres dizer e em muitos produtos isso pode ser verdade (melhoram numas coisas e pioram noutras). No entanto temos que ler os rótulos, principalmente a lista de ingredientes, que nos dizem tudo aquilo que estamos a comer.
      Neste caso, este requeijão, é feito com leite magro e não colocam nada para compensar a falta de gordura quando comparado com um requeijão tradicional (não estou a fazer publicidade é um produto que compro com frequência) ;) Como também acontece, por exemplo, com alguns iogurtes magros naturais, a única diferença é mesmo no tipo de leite utilizado.
      No caso dos sumos de fruta (que agora é raríssimo ter em casa) quando são light o que acontece é que em vez de adicionarem sacarose (açúcar branco), adicionam edulcorantes (adoçantes artificiais). Agora alguns começam a ter stevia (planta com um enorme poder adoçante).
      Noutros produtos como bolachas e companhia, aí sim não há nada como a tradicional bolacha Maria ou a de Água e Sal (mas a pequenina redondinha).
      Bem mas este tema "dava pano para mangas"...
      Obrigada pelo teu comentário (são sempre bem vindos) ;)
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Sim, Rita, convém sempre ler os rótulos. Eu comentei, porque não faço compras nos hipers do costume, e por norma os produtos aí vendidos não são os melhores a nível nutricional, daí a preocupação, só faço compras em mercados bio e nas lojas Brio e Celeiro e não consumo produtos transformados. Eu sei que tu és uma miúda atenta, informada e gira ;), no fundo, és a mulher perfeita :)
      Beijinhos grandes
      https://instagram.com/annabelle_madeira/

      Eliminar
    3. Ui nem ando lá perto... ;)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Tudo tem um aspecto muito, muito bom!

    ResponderEliminar
  4. Também estou a adorar aveia com fruta, tem sido o meu pequeno almoço ultimamente :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  5. estou a salivar!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/2015/07/dresslink-best-summer-choices.html

    ResponderEliminar