domingo, 3 de novembro de 2013

R de Recomendado pela Rita * 12 - Castas e Pratos (R for Recommended by Rita * 12)

Esta recomendação  é quase uma antecipação do próximo V de Viagens... Para celebrar o nosso primeiro aniversário de casamento (que podem ver aqui), no início do mês de Outubro, decidimos tirar uns dias de férias para voltarmos a visitar uma região do nosso país que é mágica e muito especial para nós, o Douro.
A primeira paragem foi na Régua para almoçar no Castas e Pratos. Se pensarmos nas iniciais deste restaurante (CP), elas estão em sintonia com o local onde foi construído, nada mais nada menos, do que a estação de caminhos-de-ferro da Régua. Um dos antigos armazéns transformou-se neste local de puro prazer, onde até um vagão vira esplanada!
Não foi a primeira vez que aqui estivemos, mas ficamos sempre super agradados com todo o serviço. É um espaço muito bem cuidado e acolhedor, que valoriza tudo o que é típico da região. Podemos começar pela carta de vinhos com uma variedade surpreendente e preços que não inibem a escolha de um bom vinho, passando pela degustação de azeite com pão rústico e os pratos com os sabores durienses bem marcados e respeito pela sazonalidade dos ingredientes, aqui a escolha também é vasta. Nós começamos com duas entradas, uma fria - tosta com filete de sardinha marinado e pimento assado, e uma quente - ovo escalfado com molho de mourilhas e foie gras. Para prato principal escolhemos o premiado cabrito com favas. Como eu consigo guardar sempre um espaço para a sobremesa, partilhamos uma maçã caramelizada com gelado de leite condensado e crocante folhado. :)

Ficaram com água na boca? Então não se esqueçam, visitem o Douro e este restaurante, vão ficar maravilhados!


Esta era a vista... Não fiquem tristes por ser só uma foto, vêm aí muuuuuitas mais...

8 comentários:

  1. Já tive a oportunidade de estar nesse restaurante e é uma verdadeira deliciaaaaaaaaaaaaaaaa! É, sem dúvida, uma excelente sugestão para quem quiser passar por lá :)

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  2. fiquei literalmente a babar pelo pão rustico no azeite!
    muah*
    mariana

    http://asouthbreeze.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. É um optimo restaurante mas para a próxima que estiveres por esses lados vai ao DOC do chef Rui Paula é divinal e em cima do rio Douro*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu conheço ;) No pedido de casamento fomos lá jantar :)
      É excelente, mas a relação qualidade-preço do CP na minha opinião é melhor.

      Eliminar
  4. Quem é que não gosta do Douro? Impossível ficar indiferente às paisagens, sou fã do Douro Palace e claro está do Aquapura são fantásticos, sobre o CP já por lá passei mas nunca degustei nenhuma iguaria mas numa próxima não me escapa, pois fico à espera de muitas mais fotos, porque Douro, Gerês e Sintra para mim é do melhor neste nosso cantinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já estive no Aquapura e é fantástico. Talvez o melhor hotel do Douro... :)

      Eliminar
  5. Quando voltar à Régua vou ter em conta a sugestão :)

    ResponderEliminar
  6. Engraçado, a ultima vez que fui á Régua estivemos para ir almoçar ao CP, é lindo o espaço e então achamos que deveria ser caro...

    ResponderEliminar