terça-feira, 19 de novembro de 2013

A das Aventuras da Rita na Cozinha * 15 - A Melhor Receita de Aletria (A for Rita's Adventures in the Kitchen * 15 - The Best Sweet Vermicelli Pudding Recipe

Depois da minha última receita com arroz doce, agora só podia vir a aletria. Não sei quanto a vocês, mas eu sou capaz de comer aletria durante todo o ano. E embora adore o Natal e o típico cheirinho a doces e a especiarias pela casa, muitas sobremesas acabam por me saber melhor fora da época natalícia. Nos dias que correm, onde em muitos locais já se começa a sentir o Natal a chegar à mesa, não consigo resistir à bela rabanada, mas isso é assunto para outro post, já tenho uma nova receita para experimentar... Aliás, foi dada pela mesma pessoa que me passou esta receita de aletria e a olhar para o que sobrou desta delícia no almoço de Domingo, as rabanadas só poderão também ficar divinais...

Passando à aletria, sinceramente foi a melhor que comi até hoje, desculpa Pai a tua também é ótima, mas esta... Experimentem e vão perceber o porquê... :)

Estas quantidades são ideais para 8 pessoas:
100 g de aletria
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma quantidade) de leite de vaca
6 gemas batidas
2 paus de canela
manteiga
casca de limão
sal

Só têm que cozer a aletria em água temperada com uma pitada de sal, a casca de limão, os paus de canela e um pouco de manteiga para a aletria não colar, durante 3 minutos. Depois deixam escorrer.
Entretanto misturam num tacho o leite condensado e a mesma quantidade de leite de vaca até levantar fervura, juntam a aletria escorrida e deixam cozer uns minutos até ganhar alguma cremosidade numa temperatura média. Aqui o tempo depende do vosso gosto, se preferem a aletria mais cremosa, ou tipo pudim... Lembrem-se que a aletria depois de arrefecer fica mais espessa. No fim, misturam lentamente as gemas sem parar de mexer.
Depois de arrefecer podem polvilhar com canela e está pronta a servir.

Eu já tenho encomendas para o Natal ;)

Fotos: Rita

25 comentários:

  1. Também já fiz uma receita assim, fica bem cremosa, o leite condensado faz maravilhas, ficou muito bonita, uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois eu repeti duas vezes essa aletria! A melhor que já comi.... é um facto :D!

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  3. Pois eu não te posso dizer que vou experimentar fazer. Não gosto de aletria, mas isso sou eu que não gosto dos doces que se fazem no natal, com excepção talvez das fatias douradas, mas têm de ser com muito pouco açúcar e toneladas de canela. Mas acredito que a tua aletria estivesse deliciosa. ali a Cê está a confirmar, por isso só podiam mesmo estar muito boas ;)

    ResponderEliminar
  4. Adoro aletria! Deve ser das sobremesas natalícias que mais gosto, mas tal como tu, por vezes sabem-me melhor fora desta época. Tenho que experimentar essa receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Adoro!!! Então a da minha avó...

    beijinhos
    http://modaeleganciaestilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Quando chegar o Mundial será mesmo preciso toda essa força :) mas venha ele, é sinal que lá estamos

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Parece-me muito bem! Se tem leite condensado fica óptima de certeza :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  8. E se juntares pinhões? Fica maravilhosa

    ResponderEliminar
  9. A receita é de se ficar de água na boca! :)
    Lá em casa tirando eu ninguém é muito fã de aletria, mas aletria e leite condensado meu deus que perdição! :)

    ResponderEliminar
  10. nunca fiz com leite condensado...

    Sonia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  11. Por acaso não ligo muito a aletria... Se bem que com o passar do tempo tenho aprendido a apreciar melhor os doces de Natal :p
    Quem sabe este ano!

    mykindofjoy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Que receita linda Rita, esse doce é espetacular, adorei, bjs, Ana ;).

    ResponderEliminar
  13. Eu não gosto naaada de aletria x) mas enquanto estive de Erasmus na Polónia fiz aletria para o International Cooking Day e disseram que estava bom :b AHAHAH!

    Blooming Flowers in July. ✿

    ResponderEliminar
  14. Aletria com leite condensado, isso deve ser bom, tenho mesmo que experimentar!

    therainbowbyni.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Se a minha mãe visse este post acho que delirava! é o prato preferido dela no natal!!!

    ResponderEliminar
  16. Eu sou mais arroz doce :) mas confesso que esta aletria com o leite condensado me deixou com gula!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Quando olho para aletria faz-me sempre lembrar a primeira vez que vi esse doce, foi só no continente quando fui para a universidade, cá não é tipico! O arroz doce sim, cá é feito principalmente durante as festas tipicas do Espirito Santo (tradição de cá)! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Prefiro arroz doce! ;)

    xoxo

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    ResponderEliminar